Blog JML - O ORÇAMENTO ESTIMADO SIGILOSO É PERMITIDO PELA NOVA LEI DE LICITAÇÕES? - Blog JML - Cursos, Capacitação e Aperfeiçoamento, Seminários, Eventos e Consultoria em Licitação - Excelência em Soluções Jurídicas
O ORÇAMENTO ESTIMADO SIGILOSO É PERMITIDO PELA NOVA LEI DE LICITAÇÕES? ... 02 de Novembro de 2021
COMPARTILHE:
Tal como fixado na Constituição Federal, a Nova Lei de Licitações é regida por diversos princípios previstos no art. 5º, e assegura a publicidade dos atos do processo licitatório. Entretanto, tal princípio não é absoluto, de acordo com parágrafo único do art. 13, a publicidade poderá ser diferida quanto ao orçamento da Administração, nos termos do art. 24.

Examinado o aludido artigo notamos que poderá o Administrador, desde que justificadamente, estabelecer que o orçamento estimado da contratação será sigiloso, sem com isso prejudicar a divulgação do detalhamento dos quantitativos e das demais informações necessárias para a elaboração das propostas, e, nesse caso, o sigilo não prevalecerá para os órgãos de controle interno e externo (inc. I). Já na “hipótese de licitação em que for adotado o critério de julgamento por maior desconto, o preço estimado ou o máximo aceitável constará do edital da licitação” (§ único).

Assim diferentemente da Lei 8.666/93, que em seu art. 40, §2º, inc. II, aduz que orçamento estimado não é sigiloso, e até mesmo constitui anexo do edital; a Lei 14.133/21, inspirada na Lei 12.462/11 (RDC), possibilita o orçamento sigiloso, desde que justificado pelo Administrador. De modo geral, a não divulgação do orçamento antes da etapa competitiva do processo licitatório, pode ser estratégica para o negócio que se quer contratar, se levado em conta que a possibilidade de sua divulgação pode influenciar a elaboração das propostas dos licitantes, prejudicando a escolha da melhor, segundo nos ensina Di Pietro.[1]  


[1]DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 3 ed. São Paulo: Gen Editora, 2021. p.450.

Conheça as soluções do Grupo JML!
escolha os serviços de seu interesse
COMPARTILHE:
!
A opinião emitida nos textos é de total responsabilidade de seus autores e não corresponde, necessariamente, aos entendimentos do Grupo JML.
NOVA LEI DE LICITAÇÕES 23 de Novembro de 2021
A NOVA LEI DE LICITAÇÕES E O CAPÍTULO “CONTROLE DAS CONTRATAÇÕES” NA PERSPECTIVA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS.
Por: Alessandro Macedo.
leia mais
Pesquisa de Preços 19 de Novembro de 2021
DE ACORDO COM A NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS, QUAIS SÃO AS REGRAS RELATIVAS À PESQUISA DE PREÇOS?
Por: Danielle Regina Wobeto de Araujo.
leia mais
NOVA LEI DE LICITAÇÕES 15 de Novembro de 2021
À LUZ DA LEI 14.133/2021, MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE PODERÁ FAZER USO DO TRATAMENTO DIFERENCIADO EM CONTRATOS QUE SUPEREM OS LIMITES DE SEU FATURAMENTO ANUAL?
Por: Grupo JML - Consultoria.
leia mais
Licitação 10 de Novembro de 2021
HOUVE AMPLIAÇÃO NO ROL DE IMPEDIMENTOS PARA PARTICIPAÇÃO EM LICITAÇÃO OU NA EXECUÇÃO DO CONTRATO DE ACORDO COM A LEI 14.133/21?
Por: Danielle Regina Wobeto de Araujo.
leia mais
Valor da Contratação 05 de Novembro de 2021
QUAL O CONCEITO DE MESMA NATUREZA, À LUZ DA LEI 14.133/2021, PARA FINS DE DISPENSA EM RAZÃO DO VALOR?
Por: Grupo JML - Consultoria.
leia mais
Licitação 29 de Outubro de 2021
EM QUAIS CASOS APLICA-SE A MODALIDADE DIÁLOGO COMPETITIVO?
Por: Grupo JML - Consultoria.
leia mais
Licitação 08 de Outubro de 2021
NO QUE SE REFERE AOS PRINCÍPIOS QUE REGEM AS LICITAÇÕES E AS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS, QUAL FOI A INOVAÇÃO TRAZIDA PELA NOVA LEI?
Por: Danielle Regina Wobeto de Araujo.
leia mais
Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD 06 de Outubro de 2021
LGPD E O LIVRE ACESSO AOS DADOS!
Por: Alvino Fernandes do Carmo Neto.
leia mais
NOVA LEI DE LICITAÇÕES 01 de Outubro de 2021
COMO SE DÁ A ATUAÇÃO DA ASSESSORIA JURÍDICA NO PROCESSO LICITATÓRIO, DE ACORDO COM A LEI 14.133/21?
Por: Grupo JML - Consultoria.
leia mais
NOVA LEI DE LICITAÇÕES 30 de Setembro de 2021
NO QUE SE REFERE AOS PRINCÍPIOS QUE REGEM AS LICITAÇÕES E AS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS, QUAL FOI A INOVAÇÃO TRAZIDA PELA NOVA LEI?
Por: Danielle Regina Wobeto de Araujo.
leia mais
Utilizamos cookies (e/ou tecnologia de rastreamento de dados) para saber como você interage com nosso Portal (Sites de serviços online, Hotsites e Landing Pages). Usamos esta informação para melhorar sua experiência e para metrificar visitantes. Para entender mais sobre o que utilizamos, veja nossas Políticas de Privacidade de Dados: Política de Privacidade e Política de Cookies.
ACEITAR